segunda-feira, 4 de junho de 2012

CONVERSA NO FACEBOOK: CSA X CRB por Lelé


 O FACEBOOK é uma beleza. Comecei com um artigo do museu dos esportes sobre a atuação do Papai como juiz de futebol, e como foi citado Paulo Pedrosa como presidente do CSA, Sergio Moreira comentou, e assim por diante, varios amigos concatenaram comentarios até chegar na rivalidade CSA X CRB. Não podia deixar de colocar no nosso blog esses dialogos.
  
MARIO LIMA como juiz de futebol.

Interventor obriga CSA jogar com o CRB


Museu dos Esportes


Mario Lima o juiz da partida


Em 1941 aconteceu um fato interessante envolvendo os tradicionais clubes da cidade. Um caso que mostra como era a rivalidade entre CSA e CRB. O clube azulino tinha sido campeão no ano anterior e o clube da Pajuçara contratou alguns jogadores de outros Estados para reforçar sua equipe. O Interventor de Alagoas, Ismar de Goes Monteiro, achou que um jogo entre azulinos e alvirrubros, poderia arrecadar fundos para a campanha de ajuda aos leprosos. Em princípio, o presidente do CSA, Paulo Pedrosa não aceitou participar do jogo. Achava que, naquele momento, o CRB estava muito melhor pelas contratações que havia feito. Dizia que o CRB queria vencer o campeão de qualquer maneira. Mesmo assim, aceitou comparecer ao Palácio dos Martírios para conversar com Interventor Góes Monteiro e o presidente do CRB Rui Palmeira. Devido as pressões recebidas pelo Interventor, e os conselhos de amigos, Paulo Pedrosa aceitou o desafio, mesmo contra sua vontade. Quando Rui Palmeira indicou para apitar a partida o tenente Hugo, o CSA não aceitou. Para os azulinos, Hugo era torcedor do CRB e, deste jeito não tinha graça. A situação somente ficou calma quando indicaram o major Mário Lima para apitar a partida. O jogo foi realizado no Mutange. O CRB estava estreando Miguel Rosas, Lisboa e Luiz Hamilton. No final, a grande supressa da tarde: vitória do CSA por 3xO.


O jogo foi realizado no dia 12 de outubro de 1941. Os gols do CSA foram de Pedrinho, Emiliano e Toscano. O juíz foi Mario Lima e o azulino ganhou com Palito, Raul e Nhô, Paurilio, Prazeres e Rui Craveiro, Clywton, Emiliano, Pedrinho, Sales(Toscano) e Murilo. O CRB perdeu com Lisboa (Periquito), Osvaldo e Miguel Rosas, Ventania, Gabino e Luiz Hamilton, Cão, Ramalho, Arlindo, Duda e Luiz Quirino.



  • 1941: Paulo Pedrosa, meu avô, era o Presidente do CSA, Rui Palmeira presidia o CRB e o juiz era o então Major Mário Lima, depois General. Um timaço!

MARIO LIMA como juiz de futebol.

Interventor obriga CSA jogar com o CRB

Museu...Ver mais
Parte superior do formulário
Curtir · · Compartilhar

Pedro Oliveira Para honrar a tradição e deixar o velho e sábio Paulo Pedrosa feliz que tal o nosso Sergio Moreira presidindo o nosso querido CSA? Nesse eu acredito.
Sergio Moreira Pedro, só se os Limas, Carlito Lima, Americo Lelé Lima e Mário, formassem o trio de arbitragem, e o Rui Palmeira presidisse o CRB!
Sergio Moreira Paulo Pedrosa presidiu o CSA por oito bem sucedidos anos durante os quais adquiriu o Campo do Mutange? A história do Americo Lelé Lima sobre a intervenção do Interventor é verdadeira, ouvi-la vôvô Paulo contar algumas vezes com muito humor, pois ele era grande amigo de todos os personagens envolvidos, mas quando se tratava de defender os interesses do CSA a coisa ficava séria. Abraços, Pedro.
Não conhecia essa história caro Sérgio. Alguém deveria escrever a história do CSA. Não me candidato pois mal sei o que é uma bola. Para se ter uma idéia nem Copa do Mundo assisto. Quando o Luis Abilio era vivo eu ainda ia para "perturbar" e...Ver mais
Sérgio, essa rivalidade saudável precisa ser cultivada. Interessante é a história policlassista da rivalidade entre CSA e CRB. Houve época em que o presidente de um era o dono de uma loja e o presidente do outro era um dos seus empregados. ...Ver mais
Sergio Moreira Também acho, Golbery. Mas se você não escrever sobre isso, quem escreverá? Abs
Gostei do seu texto sobre o Beroaldo. Creio que seria necessário juntar a reflexão do tipo que ele fazia com a reflexão sobre os sujeitos políticos do desenvolvimento alagoano. Aparentemente, o Estado é o sujeito, mas isso é apenas a aparên...Ver mais
Americo Lelé Lima Grande Paulo Pedrosa, um dos maiores conhecedores do complexo lacunar de nossa terra. Assisti muitas conversas dele com Dr. Roland Simon na Ilha do Fogo. Nós, pivetes, calados e admirados. Desconheço qualquer livro escrito por ele sobre as lagoas. Existe, sergio?
Tania De Maya Pedrosa TEM, SIM, UM TIPO CATÁLOGO, COM ARTIGOS IMPORTANTE...PESSOAS DAQUELA ÉPOCA, ENVOLVIDOS PELO IDEAL DE SALVAR AS LAGOAS E , CONSEQUENTEMENTE,O SURURU // POSSUO ALGUNS DOCUMENTOS SOBRE A ATUAÇÃO DO MESMO,.......ENQUANTE FERVOROSO---CSA---
Americo Lelé Lima Oi, Tania, será que eu encontro esse documento nas bibliotecas publicas?
Ricardo SimõesSergio Moreira, vc também tem um lado Regateano via Ismael Aciolly.
Ricardo Simões Informação hitórica relevante. O terreno do Mutange que serve de sede ao CSA foi doação de Paulo Pedrosa.
Golbery Lessa Seria interessante saber por qual motivo o estádio do Mutange se chama Gustavo Paiva. Ou seja, qual foi a causa da homenagem.
Tania De Maya Pedrosa RICARDO, MEU PAI, DEIXOU COMIGO ALGUNS DOCUMENTOS...TERÃO DESTINO.ABRAÇOS DA PRIMA.
Tania De Maya Pedrosa TIO ISMAEL ACIOLY, UM DOS MAIORES FOTOGRAFOS ALAGOANO........ERA VIDRADO POR ESPORTE.PAULO PEDROSA E ISMAEL, ERAM REMADORES.......
Tania De Maya Pedrosa RESPOSTA, DA MINHA PARTE, POR UM DOCUMENTO E ESTÓRIAS DE FAMILIA-MEU TIO, ARISTEU TEIXEIRA BASTO E O PAI.,ERAM OS VERDADEIROS DONOS DO TERRENO....O COMENDADOR GUSTAVO PAIVQ[AVÓ DE LAIS P. CARNAUBA], CASOU-SE COM DONA JUDITH,
Tania De Maya Pedrosa DONA JUDITH, IRMÃ DO MEU TIO, COMENDADOR ARISTEU TEIXEIRA BASTO.....PROPIETÁRI0OS DA FABRICA DE TECIDOS DE RIO LARGO.......ÉPOCA PRÓSPERA E HOMENS SERIOS QUE FIZERAM RIO LARGO.SAUDADES!.....
Tania De Maya Pedrosa CARO LELÉ LIMA.VEJO A HORA DO LIVRO SAIR DÁQUI.!................FALE COM SERGIO[ELE MANDA EM MIM....]EU TENHO ALGUMA COISA, INCLUSIVE A CARTA DO ARISTEU, PARA MEU PAI!!!!!!!!!!!
O jovem Gustavo Paiva sucedeu o sogro no comando da indústria da família no final dos anos 1920, e herdou o terreno. Mas pode ser que, além disso, ele fosse um dos patrocinadores do CSA. Por outro lado, a família Peixoto, de Penedo, proprie...Ver mais
Tania De Maya Pedrosa lamilia lobo, tinha fabrica, no mutange.sou amiga de eneida[lobo], esposa do falecido ciro rocha----.peixoto também tinha fabrica em pilar e o diretor era dr. eduardo silva[meu tio]---.o documento[carta] é escrito por aristeo teixeira basto.
Tania De Maya Pedrosa paulo pedrosa, meu pai, comprou a então -FABRICA DE MOISACOS----, situada na avenida da PAZ, ao snr.GUSTAVO PAIVA.TINHA kligações com os tamiliares.
Ricardo Simões Pessoal, tenho um tema relevante entre dois tios bisavô. Ismael Accioly e Osório Gatto. O primeiro tio avô de minha mãe, o segundo, tio avô de meu pai. Travaram um duelo dentro de um bonde em Maceió. Tio Ismael presidente do CRB e tio Osório Presidente do CSA. Décadas depois meus pais se casam.
Ricardo, essa história está também na internet. "A marca da rivalidade
A marca da rivalidade. Certa vez, lá pelos anos 30, o CSA enviou ao CRB, um “Oficio-convite” para a realização de uma partida amistosa. O clube da Pajuçara aceitou o des...Ver mais
Carlos Otávio Fiúza Ordem unida de Alagoas: o azul e o encarnado, militares na alta cúplula do Estado, civis do entorno.
Ricardo Simões O abraço entre os dois, Golbery, salvo engano, ocorre na Avenida Rio Branco no Rio de Janeiro.
Tania De Maya Pedrosa MARUJA FILHA DE ISMAEL., MINHA PRIMA, CONTA ESSA HISTÓRIA.ISMAEL CLARK ACIOLY, MEU TIO AVÔ.
Tania De Maya Pedrosa TIO ISMAEL, TRABALHOU NO BANCO DE LONDRES,RIO DE JANEIRO.
Ricardo Simões Infelizmente não conheci tio Osório. Tio Ismael conheci quando morei no Rio por cerca de 100 dias para realizar uma operação cardíaca, por conta de um problema congênito, no inicio da década de 70. Morei parte desese dias na casa de tia Benita, tia de minha mãe, mãe de Tania e avó do Sergio Moreira. Creio que a bala alojada era no abdômen.
Tania De Maya Pedrosa RICARDO, TENHO MUITAS LEMBRANÇAS DESSA ÉPOCA/////ACHO QUE A BALA ERA NO ABDOMEN, NUNCA RETIROU..MAS SE MUDOU DE MACEIÓ.
Tania De Maya Pedrosa LEMBRANÇAS DA ÉPOCA DA SUA OPERAÇÃO.
Carol Simon Great picture. I don't see the family resemblance.

Nenhum comentário: