sexta-feira, 15 de junho de 2012

MARECHAL HUMBERTO GOMES DE BARROS por Lelé



Ontem não pude comparecer a sua missa de 7º. dia devido a uma  virose que vem me acompanhando há uns três dias. É a PDV - porra da velhice.


Contudo o blog dos Meninos da Avenida não podia deixar de homenagear um dos mais ilustres alagoanos de nossa época: Humberto Gomes de Barros. Além de grande homem publico, foi até presidente do STJ, era na sua simplicidade, um grande amigo dos Meninos, inclusive sendo um dos colaboradores de nosso livro.
Na ocasião do lançamento de seu gostoso livro NOSSA SENHORA DO BRASIL,  em Maceió, setembro de 2009, nos prometemos refazer uma viagem histórica quando partindo de Penedo, fomos até o Canyon do São Francisco, antes que a usina de Xingó fosse construída. Isto foi em janeiro de 1986. Nos acompanhavam Toinho Bode Cheiroso, Cleves Calado e Daniel Simon com respectivas famílias. Foram quatro dias de aventura numa chalana típica do Velho Chico, parando nas cidades ribeirinhas e dormindo ao leo.

Ultimamente, quando nos encontrávamos, prometíamos em breve nos aventurarmos novamente, pelo menos a viagem de Penedo até à belíssima Piranhas. Amigo Beto,  prometo refazer essa viagem. Você estará presente a cada minuto.  
     
Abaixo seu último e-mail para mim, em 7 de março de 2012.

Amigo Lelé,
acabo de ler a crônica do Carlito, dando conta que morreu a Nêga Odete. Fiquei imensamente triste, até porque dediquei a ela um capítulo do livro que deverei publicar no próximo mês. Melhor: o Ênio Lins ilustrou o texto com uma belíssima gravura. Gostaria de que ela tivesse visto.
Abs
Humberto Gomes de Barros

Os fatos da província sempre foram sua preocupação precípua e os insumos para sua literatura. Além do mais  tendo ao seu lado como Sancho Pança de seus livros o genial Ênio.  Isso faz a gente ficar ansioso para pegar seu novo livro SEXTA FEIRA 13, história do tiroteio na assembléia legislativa de Alagoas, e degustá-lo deitado numa rede bicando uma cachacinha de Joaquim Gomes, que você tanto gostava.

 Grande Marechal Humberto, aí junto de São Pedro, como ilustrou o Ênio, espie para nós, padecendo com sua falta.  






MENSAGEM DE BETO GOMES DE BARROS AOS AMIGOS DO PALMEIRAS EM DEZEMBRO DE 2011.   (clique na foto para aumentar)

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo Lelé: muito obrigado pelo prestígio que sempre seu blog me concede. E muito mais agradeço por sua generosa inclusão de meu nome e meus rabiscos em associação ao grande amigo e mestre Humberto Gomes de Barros. A partida prematura dele é um grande prejuízo para a memória e para a literatura de Alagoas. Ser parceiro dele foi uma das missões mais gratificantes que desempenhei.Enio