domingo, 17 de julho de 2011

O AMIGO VERDADEIRO por Milton Hênio

Na próxima quarta-feira, dia 20, será comemorado o Dia da Amizade ou o Dia do Amigo. Diz a bíblia: “Quem tem um amigo tem um tesouro”. Na música a definição é mais poética: “Amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito”. Devemos cultivar a amizade, a harmonia, a convivência e a gratidão, para que possamos viver na companhia daqueles que nos querem bem, que nos têm amizade verdadeira.

Chegamos de mãos vazias e voltamos de mãos vazias. O que nos dá alegria em nossa passagem terrena é sabermos que contamos com amigos queridos quando nos ajudam a enfrentar os obstáculos. Diz o ditado: “Amigo é aquele que chega quando todo mundo já se foi”.Saibam que as grandes amizades, as velhas amizades, continuam a crescer mesmo a longas distâncias. Procurem conservá-las. É isso que eu faço com o maior carinho com os meus amigos da infância e da adolescência.Dentre eles um, chamado Claudio Fernando Oiticica Lima, o Cáu, funcionário aposentado do Banco do Brasil, dedica-se com o maior empenho a manter sempre unida a turma dos anos 50 e 60, residentes no Farol.Tivemos uma infância maravilhosa e nosso ponto de encontro eram as residências do saudoso Senador Rui Palmeira, dos escritores Ciridião Durval e Felix Lima e na minha casa, onde meu pai e meu saudoso irmão Mário Hélio, comandavam um verdadeiro “senadinho” para encontros sociais e intelectuais.O Parque Gonçalves Lêdo era o palco de nossas vidas onde apanhávamos o bonde para passear, fazíamos todo o tipo de brincadeiras sob a sombra dos velhos eucaliptos. Mais tarde a turma resolveu fundar um time de futebol com o nome de Palmeiras Futebol Clube. E assim crescemos agradecendo aos nossos pais pelo exemplo, pela devoção as nossas vidas.Sinto não poder citar os nomes desses inesquecíveis amigos sinceros, pois este espaço não cabe. São mais de 50. O fato é que o tempo foi passando como as águas de um rio em direção ao mar e todos nós fomos correndo em busca do nosso futuro. Graças a Deus todos foram felizes. Muitos já partiram para a eternidade, deixando em nossas vidas uma saudade imensa. Cada um seguiu seu destino, colhendo vitorias em suas profissões.
O tempo passou, mas o importante é que continuamos amigos verdadeiros. E o Cáu assumiu com grande entusiasmo a missão de manter essa turma toda unida o que faz há muitos anos, promovendo o nosso encontro em dezembro de cada ano.A vida é bonita quando bem vivida e vivida com sabedoria para que apenas não passemos por ela, mas que possamos usufruir de cada momento dela.
A vida é feita de momentos. Como na música eu repito: “Amigos para sempre é que nós iremos ser, na primavera ou em qualquer das estações; nas horas tristes, nos momentos de prazer, amigos para sempre”.
Aquele abraço, caríssimos amigos.
(*) É médico (mhenio@hotmail.com).

GAZETA DE ALAGOAS - DOMINGO - 17-julho-2011



Nenhum comentário: