quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

PROFESSOR BÉU por Cuca




Nego Lelé, vou tentar, pois acho muita responsabilidade, descrever a pessoa mais bela que conheci nesses sessenta e três anos de minha rica existência. O PROFESSOR BÉU, MEU PAI.

O PROFESSOR ALBÉRICO DE CARVALHO LIMA tem origem de uma família de classe média do município do Pilar, filho do comerciante Américo de Araújo Lima e Amélia de Carvalho Lima, domestica, filha do Industrial português José Alves de Carvalho e Rosa Bastos de Carvalho, pernambucana. Teve oito irmãos, Maria Alice, Virginia, Áurea, Mario, José, Pedro, Nilo e Branca, todos nascidos na cidade de Maceió, mais precisamente na Avenida da Paz 1.096.

Realizou seu estudos no Colégio Liceu Alagoano, tornou-se guarda livros, perito contador e posteriormente contador; foi fundador da Faculdade de Ciências Contábeis de Alagoas e emérito professor até sua aposentadoria compulsória aos 74 anos. Também lecionou na Perseverança, na Rua do Sol, onde tinha cursado perícia contábil, sendo seu primeiro professor de Contabilidade Geral. Como contador foi responsável pela contabilidade do Sindicato e da Cooperativa dos Usineiros do Estado de Alagoas até sua aposentadoria, foi diretor do SESI e do SENAI e principal perito da Justiça Alagoana.No setor público assumiu a direção Departamento de Estradas de Rodagem – DER, no governo de Arnon de Mello.

Nasceu na Avenida da Paz em 31 de março de 1.909, casou-se com Santina Nonô de Carvalho Lima em dezembro de 1.937, tendo os filhos Albertina e Alberto, foi o último dos irmãos a falecer, na Santa Casa de Misericórdia em 22 de setembro de 1.995 aos 86 anos.

Não foi o histórico biológico que impressionou e legou a seus herdeiros, mas a dignidade, honestidade doentia e bondade imensurável desse grande homem.

Além desses predicados, meu pai era por demais divertido, sincero e um grande amigo. Lembro-me dos passeios que fazíamos ao sítio de Coqueiro Seco, aonde íamos de lancha juntamente com os primos e tios, papai sempre puxava a cantoria com o refrão “faca de ponta ta ta ta “, sempre gostou de tomar umas e outras, para desespero de D. Santina, e alegria dos demais, sempre risonho, piadista e bom de papo.

Nunca foi perseguidor do poder ou da riqueza, tendo nos ensinado que a importância do ser humano era estar em paz com sua consciência; sempre possuiu o bastante para educar seus filhos, manter um nível de vida honrado sempre perseguindo seus ideais.

Realizou inúmeras viagens tanto no Brasil como no exterior, mas seu xodó era sua coleção de discos , na época de vinil, chegando ao número de 65.000 discos, todos devidamente cadastrados manualmente e alocados em álbuns; infelizmente quando mudou-se da Av. da Paz para Ponta Verde, numa desastrada mudança, realizada em um caminhão aberto, houve uma forte chuva que inutilizou grande parte dos álbuns, daí seu desinteresse, e passou a fazer doações e empréstimos não devolvidos.

Após sua morte, havia não mais de 25.000 discos, foi uma perda significativa.

Embora fosse muito levado, e levasse uma pisa diariamente de D. Santina, somente uma vez apanhei de papai. Isso ocorreu quando tinha uns nove anos, voltando da praia, vi papai cochilando na rede com sua enorme mão do lado de fora e, inusitadamente dei uma mordida, levando-o a acordar feroz e dar-me uma palmada; jamais levantou a mão ou a voz contra Albertina.

Quando queria dar uma de suas broncas e conselhos, nos chamava para seu gabinete e em voz pausada e firme expunha a situação e sempre terminava com um conselho sábio e amigo.

Adorava uma farra desde a juventude, quando comecei a acompanhá-lo nos banhos no Catolé, sua turma eram os professores Manso, Manoel Ferreira, Petronio, Arnon Chagas o industrial Napoleão Barbosa, seu irmão Carlos, Dr. Osvaldo Braga, Dr. Ordenêr Cerqueira, Dr. Sizenando Nabuco, Dr. Sigismundo Cerqueira dentre outros.

Na Avenida da Paz, no afamado bate papo noturno seus amigos e visinhos eram Luiz Jardim, Jorge Barros, Luiz Ramalho, Dr. Homero Galvão, Ariosvaldo Cintra, Emilio Cardoso, Bené Bentes, Ulisses Braga, Heráclito Silva, Murilo Silva, Flavio Luz, Sr. Morgado, tio Mario Lima, Paulo Tenório e Dr. Segismundo Wanderley, dos que me vem na lembrança.

Pois toda noite, ( não existia TV ) após a janta, as mulheres sentavam-se na porta para prosear e admirar os raros carros que circulavam , os homens iam para o outro lado do calçamento, nos bancos onde trocavam os últimos acontecimentos da cidade e nós moleques, brincávamos de garrafão, rouba bandeira ou de cowboi no coreto. Aos poucos iam se dispersando e sempre às 22 horas, todos voltavam a seus lares.

Por causa dessa convivência salutar, pois nunca presenciei algum atrito grave entre nossos pais, que tínhamos um imenso respeito e admiração por todos os mais velhos, sem qualquer discriminação.

Lembro-me que certo dia, papai informou que havia recebido uma proposta para representar tintas em Maceió, por um grupo do Sul e lembrou-se do Sr. Luiz Jardim a quem entregou a representação, nascendo assim as Casas Jardim, isso foi realizado apenas pela amizade.

Existia também o afamado jogo de buraco na casa de Tio Mario, onde aos sábados , domingos e feriados juntavam-se Sr. Morgado, Tio Mario, Jorge Barros, papai e algumas vezes Dr. Segismundo e posteriormente o careca Sr. Virgílio.

Após a morte de Tio Mario, para dar continuidade ao jogo, comecei a reunir em minha casa Papai, Tio Otavio, Siginho(Tido)e de reserva Tio Aloysio, com a morte do Otavio, Tio Aloysio ficou na titularidade; depois, com a doença de papai, transferimos o jogo para seu apartamento até seu falecimento.

Esse jogo persiste por mais de 45 anos, toda terça feira à noite nos reunimos, atualmente no lobby do meu apartamento.

Voltando no tempo, ao separar-se de mamãe, com 53 anos, papai foi morar com minha avó e minhas tias Maria Alice e Virginia mas sempre manteve comigo e Bebé uma aproximação constante e responsável, jamais teve uma amante; contudo adorava as idas às Boates da época, principalmente a Areia Branca do seu velho amigo Mossoró, onde tinha mesa cativa.

Seus companheiros mais assíduos nessas noitadas, as suas expensas, eram o cego Plínio, Arnon Chagas e o careca Virgilio, papai fazia questão de buscar e levar os amigos, em seu Volkswagen, tendo como motoristas Tenente Jorge e depois o José Capuchinho, vez que nunca se interessou em aprender a dirigir, de início seu carro sempre estava a meu dispor.

Também gostava de sair com seus amados alunos universitários que o privilegiavam com a indicação para patrono ou paraninfo de suas turmas; até hoje, foi o professor mais homenageado desde a fundação da Universidade Federal de Alagoas.

Tanto as famílias de meus pais, como eles, eram totalmente dispares em todos os aspectos.

Minha família Carvalho Lima era extremamente unida, afável, compartilhavam seus problemas entre si, ajudavam-se dentro do possível, enfim dialogavam, jamais pactuaram com qualquer tipo de violência ou discursão e papai enquadrava-se perfeitamente a esse perfil.; já a família Nonô pavio curto, sangue quente, encrenqueira, valente, autoritária, cada um por si, não aceita qualquer tipo de provocação, mais leais, decentes e transparentes; e mamãe também adequava-se nesses princípios.

Quando começaram a namorar, ele de classe media, filho de um comerciante, ela classe alta, filha preferida de um grande fazendeiro da época, o vovô Nonô, temido e respeitado em todo o estado de Alagoas, irmãos e primos todos fazendeiros conhecidos.

Foi um amor avassalador, trocavam correspondência diariamente através da sopa (ônibus ), tendo motorista como articulador, levava a carta papai e trazia a de mamãe, às dele com uma fita azul e as dela com fita rosa, consegui localizar algumas de papai, eram belíssimas.Meu avô que fazia tudo o que sua predileta filha desejava, aceitou o namoro, apoiou o noivado e ajudou no casamento e, quando vinha a capital ficava hospedado em nossa casa, até adquirir uma na Rua Nova.

Era um casal sui generis, um era a antítese do outro; em tempos atuais, acredito piamente que não conviveria por mais de três meses, viveram juntos por mais de vinte e cinco anos e tenho plena convicção que continuariam até sua morte, pois a separação ocorreu por imposição de Pedro Lima e Derzuíla que detestavam mamãe por sua independência e enfrentamento, sendo a única pessoa da família que não bajulava o irmão rico de papai, o que Pedro não admitia, e, aproveitando a fragilidade momentânea de papai, incontinente levou-o para sua casa em Recife, alardeando apoio moral.

Dias depois, entrou em contato com Bebé e comigo, afirmando que não desejaria a separação, viria a Maceió com as condições de papai para voltar para casa, fomos busca-lo no aeroporto e, comunicamos que mamãe estava de cama, contudo aceitou recebe-lo, desde que não fosse proposta a separação, mais uma vez confirmado por Pedro. Todavia, em 11 de julho de 1962 no sóton de nossa casa, junto ao leito de mamãe informou que papai queria se divorciar e que era o melhor para todos. Estupefato com a canalhice de meu tio, esmurrei-o, tendo o mesmo rolado da escada, pisoteei-o e fui ao gabinete de papai pegar um velho revolver HO, municiei a arma e voltei para atirar em Pedro; contudo, Tio Mario e Fernando que tinham chegado conseguiram desarmar-me, aos prantos, sai de casa e fui para o Mataraca ; tinha à época dezesseis anos.

Pedro conseguiu o que desejava, internou papai numa clinica em Recife e somente voltou a Maceió meses depois já para morar na casa de Vovó Melinha. Mamãe jamais aceitou a separação e papai morreu casado. Muitos anos depois, inclusive já casado, soube por meu pai que de fato ele tinha feito uma carta concordando em voltar sob condições, contudo o Pedro , seu portador ao voltar a Recife com um olho rôxo, informou-lhe que tinha sido mal recebido e não teve condições de tentar uma reconciliação. A meu pedido, ele deu-me a mencionada missiva que guardo até hoje.

Papai era tão querido, que todos os irmãos de mamãe, com exceção de Tia Celeste, o apoiaram integralmente quanto a separação que ele mesmo não desejou, mais foi muito fraco e manipulado pelo irmão.

Dona Santina foi uma pessoa de vital importância na vida de papai, sempre o apoiou, tendo, por ocasião de uma doença que o acometeu, assumido toda a contabilidade sob sua custódia, ficando dias e noites a fio escriturando os livros contábeis e, como tinha uma letra bela e idêntica, não dava para perceber qualquer diferença. Também eram muito unidos, embora completamente diferentes; papai era de dialogo, mamãe de ação, valente,corajosa, agressiva, independente ; mais sempre o respeitou e amou muito.

Pela postura dos dois, dava a impressão de que papai era manobrado por D. Santina, mais só impressão, pois isto jamais aconteceu, mamãe reclamava, esbravejava mais sempre ele fez o que queria; como exemplo sito suas bebedeiras, odiadas por mamãe,que nunca bebeu, mas sempre realizadas. Os dois toda semana iam ao Cine Plaza, no Poço, papai vestia-se de terno, mas calçava sempre uma sandália, mamãe não se conformava, saia reclamando e voltava reclamando, porém jamais ele deixou de usa-la. O desentendimento com Tio Pedro e Derzuíla, teve origem na ida de Bebé para estudar no Recife. Papai achou que Albertina deveria ficar nas folgas do colégio na casa de Pedro, mamãe accedeu e depois de preparar todo o enxoval; Pedro e Derzuíla vieram a Maceió e comunicaram a meus pais que seria complicado a estada de Albertina na sua casa, face a responsabilidade que teriam com ela que na época já namorava o Fernando e não estavam acostumados com a situação e tentaram impor que ela deveria continuar em Maceió. Mamãe ficou uma fera, não concordou e papai a apoiou em mandar Albertina ficar na casa de Hercílo e Geruza Alto, primos de mamãe, que adoraram a idéia. Meus tios que já não gostavam de mamãe pela atitude altiva e independente que sempre externou, pois Pedro que era muito rico adorava a bajulação que recebia da família Lima toda vez que vinha, sendo D. Santina a única que não dava tal importância.Conseguiu vingar-se de mamãe ao separa-los.

Mais meus pais foram protagonistas de um grande amor, tanto ele e principalmente ela, sempre se respeitaram e, após a morte de papai, em seus pertences Albertina encontrou varias fotos e cartas de mamãe.

No campo cultural, sempre foi muito atuante, escrevendo artigos e livros sempre sobre Contabilidade onde foi um verdadeiro expert.

Como atleta, tive conhecimento de que atuava como atacante, mais o que me empolgava além de seu forte chute era a natação que praticou até seus setenta anos, quando íamos passar férias na lagoa do Pau em Coruripe.

Adorava assistir e ouvir partidas de futebol, era regatiano e tricolor doente; inicialmente na Pajuçara e no Mutange ficávamos no alambrado, pois tinha um tique de chutar, e posteriormente no Trapichão onde tinha cadeira cativa e a da sua frente ninguém sentava pois respeitavam seus chutes nervosos.

Viajou com D. Santina e Bebé para assistir a Copa de 50, estando presente no Maracanã junto com Áurea, Dirce, Nicia e Nilo na inesquecível derrota para o Uruguai. Ficou arrasado,segundo minha irmã.

Sempre me levava para assistir os jogos de CRB e CSA, como também fazia questão me apoiar nos jogos que participava tanto no colégio e posteriormente no tempo de faculdade.

Possuía um dom raro em fazer várias coisas ao mesmo tempo; ao chegar a casa ia ao seu gabinete, onde era normal vê-lo batendo em sua velha Remington, sem olhar para a máquina e ouvindo o jogo no radio portátil; ao perguntar-lhe quanto estava, ele dizia o placar e detalhava os gols sem desviar o olhar do texto que datilografava com impressionante rapidez.

Nunca foi de muito afago e carinho para conosco, porém sempre nos apoiou em quase todos os momentos, ensinando a ser éticos, honestos e justos.

Não demonstrava explicitamente, mas tinha adoração aos seus afilhados Ailton, filho do Julio que foi criado lá em casa só saindo quando foi casar com Rute, já empregado no Porto de Maceió, a pedido de meus pais ao Dr. Antonio Mafra, acompanhando todos os estágios de seu desenvolvimento e sempre presenteando-o, e José Maurício Breda, filho do Sr. Carlos Breda e D. Dulce, talvez seu maior amigo, inclusive papai trabalhou muitos anos para ele, mais admiravam-se demais, inclusive nossas famílias eram muito assíduas, vibrou quando seu querido afilhado casou-se fugido com a Jujú, filha do Dr. Ib, seu colega de colégio, correu para a casa do Sr. Carlos a fim apoiar o acontecimento.Até hoje formam um belíssimo casal, como eu já com netos.

Também dentre os mais de trinta sobrinhos, tinha predileção por Betuca, filho de Mario e Eduardo Santa Maria filho de Áurea e Moisés, com eles fez muitas farras e passeios.

Tinha uma afeição toda especial pelos netos. Após a separação, todos os sábados ia a pés da Avenida da Paz ao farol busca-los na casa de Bebé e os levava para um bar das imediações para tomarem sorvetes e comerem bombons, enquanto tomava cerveja; Depois, com o nascimento de meus filhos, sempre nos reuníamos nas férias e feriados na nossa casa de praia na Lagoa do Pau, nos Hotéis do Sol, em Caruarú, e Sanatório em Garanhuns, dentre outros era verdadeiramente idolatrado por eles.

Em todos os natais, já era praxe, comprava vários Tender para os filhos e amigos mais chegados.

Memorizo um fato acontecido comigo, quando ao chegar a minha casa no farol para jogarmos, mostrei-lhe uma Portaria do TC onde trabalhava, transferindo-me para a Assembléia Legislativa como unuência, para exercer o cargo de Procurador, pois tinha aberto mão do mesmo anos antes em favor de Paulo Jucá, em conseqüência tinha perdido, pois, não existia outro cargo no TC e sim na Assembléia, o que era justo e legal, entretanto ao ver o documento, afirmou que era legal mas imoral.

No outro dia solicitei o arquivamento do processo. Ao informar meu ato, ele vibrou, dizendo foi a atitude correta.

Como não precisava nos ajudar financeiramente, papai fez uma poupança em nome de todos os netos e, acredito que não pensou que viveria tanto, não aumentou seu patrimônio que se restringiu a nossa casa, que Bebé vendeu para comprar um apartamento, e perdeu o dinheiro com o decreto do Collor.

Era um emérito andarilho, dificilmente utilizava seu carro, todo dia ia a pés para a cidade comprar os novos lançamentos de discos e tomar uma com os amigos e alunos.

Sempre foi um católico praticante, indo a missa todos os domingos com a família, inclusive confessava-se e comungava regularmente.

Aos domingos quando não íamos almoçar na casa do Sr. Carlos Breda e D. Dulce, compadres e velhos amigos, fazíamos refeições nos restaurantes Colombo, Bar das Ostras, Fênix e ..Miguel.

Todos os anos, nas férias escolares sempre passávamos um mês no Hotel Sanatório em Garanhuns, mas não deixava de levar sua inseparável Remington; enquanto mamãe e nós nos deliciávamos com os lazeres , ele ficava horas realizando seus trabalhos, mas adorava os drinks e papos com Capiba , Dr. Antonio Carlos e outras figuras assíduas .

Com o falecimento de Virginia, sua última irmã, não tinha como ficar na Avenida da Paz, pois a casa era enorme e tornara-se uma zona comercial, inclusive trazendo recordações traumáticas.

Sua mudança para um apartamento térreo na rua Dr. Antonio Cansanção, foi uma necessidade, mas teve problemas como o tamanho do mesmo, a desastrada transferência de sua coleção de discos, a piora de sua saúde, dentre outros.

No termino de sua vida, precisou de três pessoas para ajudá-lo, dentre elas destaco o Zequinha que o tratava com o maior zelo, recebendo reciprocidade de Papai, e vários remédios que consumiam valores além de sua aposentadoria, todavia nada lhe faltou, graças a Deus. A Bebé ficou responsável pela administração do apartamento, visitando-o todos os dias, eu ia toda terça feira para nosso joguinho e mais duas vezes na semana para conversarmos.

Contudo, nos últimos anos de vida sentia falta dos amigos e alunos, principalmente depois do AVC...quando não pode mais andar o que o deixava deprimido, sem razão para viver. Embora muito religioso, vivia pedindo a Deus uma morte rápida.

Não tinha as mínimas condições de viver na atual conjuntura com essa inversão total de valores e princípios.

Homens dessa dimensão e desse naipe já não encontramos.

Todo dia agradeço a Deus, por ter-me dado a oportunidade de viver e conviver com o PROFESSOR BÉU.

Nenhum comentário: