domingo, 8 de novembro de 2009

SEU HERÁCLITO por Paulo Ramalho

E’ possível que a lembrança que me veio da mente neste momento, não dê para prolongar.

Refiro-me ao Sr. HERÁCLITO LIMA, sua querida e amada esposa Dona ROSA, pais de Dona VEGA, casada com BENEDITO BENTES, carinhosamente chamado de BENÉ, avós e pais de nossos queridos, um já saudoso, amigos LUCIANO, MARDEM, HUMBERTO, EDUARDO e GERALDO, todos Lima Bentes, conhecidos como Gordo LUCIANO, Nego MARDEM, TINHO ou BETINHO, DUDU e GEO.

O nego MARDEM, pela semelhança de nossa epiderme e por andarmos muito juntos, algumas pessoas pensavam que éramos irmãos.

Certa feita decidimos fazer um campo de vôlei na rua Silvério Jorge, atrás de nossa casa, em um terreno pertencente aos Perrelli, todos nosso amigos irmãos, e que vieram ser nossos parentes, pois Amaury, nosso irmão, o quarto de cima para baixo, casou com Geovana, a mais velha dos Perrelli, e vivem juntos até hoje.

Limpamos o terreno, porém necessitávamos de tijolos para fazer a marcação, madeira para a sustentação da rede, a própria rede, bola, entre outras coisas.

E a verba não existia, com raras e honrosas exceções a semanada que recebíamos dava para irmos os cinema aos domingos, comprar cigarros a retalho, pois não dava para a carteira completa, e na maioria das vezes, voltávamos andando, para poder sustentar o terrível vício.

A solução era fazer uma lista e sair de casa em casa, solicitando ajuda.

O nosso maior trunfo era à noite, quando nossos pais se reuniam na avenida, para o tradicional bate papo, sentados em forma de círculo,em cadeiras levadas de casa.

Ficávamos rodando, com vergonha de enfrentá-los, era nesta hora que entrava a pessoa do Sr. HERÁCLITO.

Senhor HERÁCLITO, estamos com essa lista para pedir dinheiro para construir um campo de vôlei, mas estamos com vergonha, ele pegava a lista e nós o seguíamos.

Não me lembro se ele chamava BENÉ ou BENEDITO.

Chegava na roda e dizia, BENÉ os meninos estão com essa lista, solicitando ajuda para construir um campo de vôlei.

A festa estava feita, saiamos alegres e cheios da grana.

Era um figuraço o nosso saudoso Sr.HERÁCLITO LIMA.

Eita tempo bom, como não podemos voltar, consola- nos as lembranças.

PAULO RAMALHO membro efetivo dos MENINOS DA AVENIDA

23/10/2009

Nenhum comentário: