SENADOR RUI PALMEIRA
Conheci o senador Rui Palmeira quando eu tinha 10 anos. Certa noite bateram palmas em minha casa, fui atender. Eram em torno de oito homens e uma mulher, a maioria de terno branco, conversavam entre eles, falavam alto, me perguntaram se o Coronel Mário Lima estava
JUVENTUDE
Durante minha juventude tive os filhos do Senador Rui Palmeira e Dona Gaby como amigos mais próximos, foi uma época encantada da geração dourada nas férias em Maceió ou no Rio de Janeiro, quando eu fazia a Academia Militar das Agulhas Negras, a residência de Rui Palmeira, Rua Almirante Guilhobel, era sempre freqüentada por alagoanos, depois da transferência para Brasília, sua casa estava sempre de portas abertas. Durante os carnavais em Maceió, o escritório do senador na Rua do Comércio nº 400 servia de camarote e de passagem para seus filhos e amigos. O senador sempre um homem tolerante com a juventude, os amigos de seus filhos eram como se fossem filhos.
A PROLE
Em 1966 participei de uma reunião no engenho Prata
Nos anos 60, Vladimir Palmeira tornou-se o grande líder estudantil, foi o organizador e líder da marcha dos 100 mil contra a ditadura militar. O senador Rui Palmeira, embora pertencesse ao partido do governo, deu todo apoio a Vladimir, enfrentou amigos e inimigos por sua posição de pai.
Godofredo o homem das campanhas eleitorais, sabe tudo. Miguel deputado, desistiu da carreira, e Nadja, minha querida amiga completam essa família bonita com quem convivi e convivo.
LEGADO
Rui Palmeira morreu cedo, com 58 anos, seu enterro abalou o Estado de Alagoas e o Brasil, no dia 16 de dezembro de 1968. Os amigos acompanharam o corpo até a Matriz de São Miguel depois ao Engenho Prata onde foi enterrado. Rui Palmeira, um democrata, lutador das Alagoas, deixou muitos amigos, muitas obras. Entretanto, o maior legado foi a retidão, a honestidade, o cuidado com as coisas públicas. Esse legado passou de pai para filho. Hoje seu neto homônimo, deputado Rui Palmeira, em primeiro mandato, é um baluarte contra os desmandos éticos, uma das poucas exceções na Assembléia Legislativa, honrou e honra o nome do pai e do avô.
MISSA
Familiares, amigos e admiradores do Senador Rui Palmeira vão comemorar o centenário de nascimento de Rui Palmeira, haverá uma missa
dia 2 de março de 2010, terça-feira, às 19 horas, na Catedral
Metropolitana de Maceió. Nascido em 2 de março de 1910, o Senador Rui
Palmeira se formou em Direito em 1934 pela Faculdade de Direito do Recife, foi um dos maiores homens, dos maiores políticos das Alagoas no Século XX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário