Muito se fala para as novas gerações que o passado é coisa pra ser deixada pra traz e devemos olhar sempre pra frente. Eu concordo com essa tese de olhar sempre pra frente, mas discordo que o passado deva ser esquecido. Quando o passado é lembrado como ensinamento e as boas memórias são preservadas, devemos sempre comemorar isso de alguma maneira.
Pois bem, nesse sentido, trago uma ótima experiência de uns garotos de 58+ anos que se encontram regularmente há mais de 20 anos para comemorar o passado e que mantém um Blog com boas lembranças da época em que eram jovens. Os “Meninos da Avenida”, um lugar, uma vida, uma experiência, uma rua, as aventuras, a praia, os romances e tudo o que envolvia uma época com um grupo de amigos, se transformou em um álbum de recordação, um blog que é visitado pelos membros para postarem fotos e memórias, claro, da Praia da Avenida em Maceió.
Trata-se do Blog www.meninosdaavenida.blogspot.com mantido desde 2008 e idealizado pelo Americo José Lima, o Lelé, que declara seu amor por uma época de “ouro” (nas palavras dele: “Nos anos 50/60 viviam os livres e felizes os meninos, filhos da praia da avenida, a mais bela e frequentada de Maceió” (na época)) Uma fase da vida que fez laços que até hoje são preservados com encontros mensais. Veja uma foto ao lado, do último encontro e Junho/2011.
Veja o que comenta um dos membros da turma, o Cuca, hoje Dr. Alberto Nonô, sócio de um dos maiores escritórios de advocacia da região: “Na nossa infância, tivemos o privilégio ser livres, leves e soltos na expressão ampla do termo. Nossas amizades tinham robustez, convivíamos todo dia e nossos exemplos eram de solidariedade, confiança mútua, ajuda recíproca e respeito aos mais velhos indiscriminadamente; éramos como irmãos. Nossos interesses, se existiam, eram ingênuos, mas às amizades feitas depois desse período, por melhores que sejam, sempre existe um interesse; aí reside a grande diferenciação.”
Meu sogro, Guilherme Braga, na foto acima (um craque fenômeno dos anos 70 no rádio e no futebol) no time do Timaço da Gazeta, com seu amigo irmão, o hoje reporter da TV Globo, Marcio Canuto e o também amigo, o radialista Edson Mauro, da rádio Globo. Ele faz parte desta turma dos “MeninosDaAvenida” e não podia deixar de aproveitar a oportunidade para homenageá-lo por ser um baluarte das lembranças e fiel escudeiro das suas origens familiares e amizades de longa data.
Independente dos rumos que a vida os levou, cada um com sua estabilidade familiar e financeira de hoje, o que no passado era apenas uma expectativa, um sonho ou uma promessa de jovens garotos, eles sempre recordam os momentos em que viveram em turma e mantendo a chama de uma amizade verdadeira, construída com fortes laços e sem interesses, acesa.
Mas é importante afirmar que a internet propiciou a ferramenta e a possibilidade de manterem a comunicação e o álbum de memórias vivo. A tecnologia que, para muitos desta faixa etária, ainda são avessos por terem medo ou receio, hoje tem alcançado cada vez mais penetração e adeptos nas gerações mais antigas, principalmente no quesito de reaproximação com coisas e pessoas de um passado qualquer.
Minha homenagem aqui é também para os inúmeros Blogs, comunidades e páginas em Redes Sociais similares que existem para preservar as amizades e a lembranças das coisas boas do passado, tirando exemplos e colhendo frutos para as gerações futuras.
E você como preserva o passado ? Pense Nisso! @JoaoKepler